A Bíblia é o registro da atividade de Deus no mundo. A Bíblia trata da atividade de Deus e do seu relacionamento com as pessoas. O centro da atenção é Deus e sua atividade. Quando você observa que o Pai está agindo ao seu redor, essa atuação é um convite para você ajustar sua vida e para juntar-se a Ele na obra que Ele está realizando. A Bíblia nos revela que Deus tem estado sempre envolvido no mundo. Ele escolheu agir através das pessoas, a fim de realizar seus propósitos.
- Quando Deus estava para constituir uma nação para si mesmo, Ele veio a Abraão: "Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12.1-3)
- Quando Deus estava para julgar o mundo, Ele veio a Noé: "E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR." (Gênesis 6.8)
- Quando Deus ouviu o clamor dos filhos de Israel e decidiu libertá-los, Ele apareceu a Moisés: " apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.[...] E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito." (Êxodo 3.2, 9,10)
Estes são apenas alguns dos muitos exemplos da atuação de Deus na história de seu povo. Deus toma a iniciativa de envolver as pessoas na realização de sua obra.
"Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3.7)
O exemplo de Jesus (João 5.17,19,20)
- O Pai trabalha até agora: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (v.17);
- Agora, o Pai me põe a trabalhar: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (v.17);
- Não faço nada por minha própria iniciativa: "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." (v.19)
- Fico observando para ver o que o Pai está fazendo: "Se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." (v.19)
- Faço aquilo que vejo o Pai já está fazendo: "porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." (v.19)
- Veja o Pai me ama: "Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (v.20)
- Ele me mostra tudo o que Ele mesmo está fazendo: "E mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (v.20)
Para saber a vontade do Pai, Jesus disse que observava o que o Pai estava fazendo, e então, juntava-se a Ele. A revelação de Deu é um convite para você juntar-se a Ele. Dois fatores importantes para você reconhecer a atividade de Deus ao seu redor:
- Você tem que estar vivendo em íntimo relacionamento de amor com Deus: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.[...] Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14.21,23)
- Deus tem que tomar a iniciativa de abrir seus olhos espirituais, para que você possa ver o que Ele está fazendo: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Coríntios 2.14)
Se nós ajustarmos nossa vida a Deus, num relacionamento de amor, Ele vai nos mostrar onde está agindo. Essa revelação é seu convite para nos envolvermos em sua obra; e quando nó fazemos isso Ele completa sua obra por nosso intermédio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.