terça-feira, 3 de setembro de 2013

Adoração e Louvor: entendendo biblicamente o papel da adoração no mundo pós-moderno (Marcos 12.28-31)

(Continuação do post sobre adoração)...

Mudanças na prática de adoração no período inter testamentário
Após a conquista de Israel e a destruição de Jerusalém e do Templo - local de adoração do povo, Israel sofreu drásticas mudanças na sua forma de cultuar a Deus. Os sacrifícios e as músicas deram lugar a leitura da Torá, a oração e a leitura dos Salmos. O significado de adoração agora estava fundamentada na obediência a Torá (A Lei). A sinagoga tornou-se o centro de adoração depois do exílio. O culto na sinagoga serviu como ponte entre a adoração hebraica e a cristã.

Formas de culto no Novo Testamento

Apesar de não encontrarmos uma ordem específica no culto do Novo Testamento, vemos o destaque para alguns elementos que foram muito importantes para os primeiros cristãos. Eles adoravam por meio da oração (Atos 2.42); cânticos (Colossenses 3.16); Leitura, pregação e ensino da Palavra (1 Timóteo 4.13); Ofertas (1 Coríntios 16.2); celebração da Ceia (1 Coríntios 11.23-26).
Podemos destacar cinco pontos importantes com base na consideração dessas práticas de culto:

  1. O propósito da adoração era glorificar a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo;
  2. Todas as manifestações de adoração citadas tinham Cristo como centro;
  3. O Espírito Santo inspirava cada uma das práticas encontradas no culto do primeiro século D.C.;
  4. O resultado da adoração era a edificação da igreja, o povo de Deus - serviço;
  5. A participação da igreja era evidente nessas práticas de culto.


Entendendo o papel da adoração nos dias de hoje

Com isto, fica claro que tanto Israel quanto a igreja consideravam prioritárias a adoração ao Deus Todo-Poderoso. Desse modo, vemos a revelação do cerne da adoração cristã: pessoas redimidas respondendo alegremente a um Deus de amor. E agora, será que existe uma resposta direta e objetiva para a pergunta: Como fazer a igreja crescer e, ao mesmo tempo, adorar de modo íntegro? A resposta é simples, ela se encontra na resposta de Jesus àqueles que perguntaram: "Qual é o maior de todos os mandamentos?" Jesus respondeu:

"Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". (Marcos 12:29-31).

Dentro disto poderíamos estabelecer cinco propósitos para que a adoração se torne relevante para as pessoas nos dias de hoje:

  • ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. - Mostrar a supremacia absoluta de Deus numa sociedade onde Deus tornou-se mais uma opção religiosa do que um credo;
  • Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração - Mostrar a importância da emoção e do sentimento: embora nosso culto deva ser racional e a aceitação do evangelho é fruto da vontade da mente, a emoção é o tempero que envolve as pessoas deixando-as sensíveis ao toque do Espírito (a Palavra abre a porta da mente e a música a janela do coração);
  • Ame o Senhor, o seu Deus de toda a tua alma - Mostrar a importância da igreja onde as pessoas encontrem excelência de vida; servir  a Deus é o único meio que temos de desfrutar de nossa liberdade de vida;
  • Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. - Mostrar a aplicação do conhecimento da Palavra para a transformação de vida: o conhecimento da verdade de Deus deve trazer qualidade de vida;
  • ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.  - Mostrar que o objetivo da adoração é levar as pessoas a servir: quando as pessoas descobrem que ao servir o maior beneficiado não é o servido mas o que serve.


Essa é a base que deve nortear as decisões, ações da igreja no que concerne a adoração.

Deus abençoe sua vida e tenha um excelente dia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.