sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como viver uma vida de excelência para o Senhor - Jeremias 1.4-19



"Alguém procura por um modelo de homem (pessoa) em um mundo cada vez mais desumanizado, a fim de realizar-se como homem (pessoa) para agir como um ser moral responsável, sem viver à deriva como um objeto inanimado qualquer." Cleanth Brooks

Porque tantas pessoas vivem de forma tão ruim? Se olhar a sua volta verá que há pouco a se admirar e muito menos a imitar nas pessoas que se destacam em nossa cultura. Ou melhor, os destaques que temos visto infelizmente não tem sido bons exemplos para que possamos segui-los ou admirá-los. Enquanto o mundo desperta pessoas que tem cometido atos criminosos a fim de conquistar significado, por outro lado, procuramos olhar a nossa volta com o objetivo de encontrar pessoas maduras, íntegras e abençoadas. Muitos voltam seus olhos para a Bíblia em busca de alguém por quem se admirar. Mas, para nossa decepção, os homens e mulheres bíblicos não são os heróis que imaginamos. Contudo, os homens e mulheres que encontramos nos relatos bíblicos são notáveis pela intensidade com que viveram suas vidas focadas em Deus. Essas pessoas nos ensinam como podemos viver uma vida de excelência num mundo em decadência e afundado no pecado.

Como você pode viver uma vida de excelência para Deus?

  • Aceite que Deus tem um chamado para sua vida: a vida só ganha sentido quando passo a compreender o chamado de Deus.


"Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." (Jeremias 1:5).

Antes que você pensasse em como Deus é importante para sua vida, ele já concedeu essa importância. Os fatores mais importantes que definem a sua vida são:
  1. Deus o conhece, portanto você não é um acidente.
  2. Ele te escolheu, portanto você não é um zero à esquerda.
  3. Ele te chama, portanto sua vida tem significado.


Jeremias foi constituído como profeta das nações. E quanto a você? Para que Deus o nomeou? Talvez não seja algo tão importante quanto o chamado de Jeremias, mas Deus te uma aventura única e original para cada um de nós. 

  • Reconheça que a capacitação para o ministério vem do Senhor: você com certeza já deve ter ouvido o velho jargão - "Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos" - particularmente não concordo com ela. Basta olhar a Bíblia e verá que todas as pessoas a quem Deus chamou eram capacitadas para a obra que lhes foram designadas. Temos vários exemplos tais como:


  1. José: teve de aprender uma dura lição de submissão e perdão antes de se tornar o segundo homem mais poderoso no Egito;
  2. Moisés: passou 40 anos de sua vida aprendendo com os egípcios e mais 40 anos no deserto aprendendo com as ovelhas antes de ser chamado para liderar o povo de Israel;
  3. Davi: ungido rei ainda novo, passou por grandes provas durante sua vida antes de assumir o seu reinado.


Deus foi trabalhando e ensinando a cada uma dessas pessoas até que elas estivessem maduras o suficiente para assumir o ministério para o qual foram chamadas, e, depois Deus ainda continuou trabalhando e capacitando-os a exercerem a tarefa.

"Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares." (Jeremias 1:6-10).

Que razões você utiliza na tentativa de resistir ao chamado de Deus para sua vida?

Deus não nos envia para a empolgante e perigosa vida de fé porque somos qualificados, mas Deus nos escolhe com o propósito de nos capacitar para o que Ele deseja que façamos ou sejamos.

  • Entenda a missão para a qual foi chamado: assim como Jeremias você foi feito para uma missão. Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a Ele. Deus quer que você tenha um ministério no Corpo de Cristo através do qual você poderá cumprir sua missão. Cumprir sua missão aqui na terra é parte essencial do chamado de Deus para sua vida. 


"Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. [...] Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra."

Para isso é preciso que você saiba responder algumas questões que irão definir o caminho que irá tomar em sua vida:

  1. O que será o centro de sua vida?
  2. Que tipo de pessoa você quer ser?
  3. Qual será sua contribuição neste mundo?
  4. Qual será a comunidade de sua vida?
  5. Qual a mensagem de sua vida?

Deus o chamou para uma vida de propósito muito além do que você pensa ser capaz de viver e prometeu-lhe dar-lhe forças suficientes para que você possa cumprir sua missão no mundo. É compreensível que existam desistências rumo a excelência, mudanças frente ao risco, quedas na fé. É mais fácil definir-se no mínimo e viver com segurança dentro desta definição do que ser definido no máximo, vivendo aventuras nesta realidade.

Deus abençoe sua vida, tenha um dia excelente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.