segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Um Grito de Liberdade - João 8.31-36


“Independência ou morte” foi o grito dado às margens do rio Ipiranga no dia 7 de setembro de 1822. Dom Pedro I declarou a libertação política do Brasil da corte de Portugal. Embora, existam muitas contestações sobre essa liberdade por parte de alguns historiadores, sabemos que a verdadeira liberdade não está na política, economia ou até mesmo na religião como instituição organizada. As pessoas continuam escravas, não no corpo, mas na alma. No entanto, a liberdade da alma já foi conquistada e declarada por um grito que mudou a história da humanidade. “Está consumado” (João 19.30). Ali no calvário, há mais de dois mil anos, Jesus declarou a vitória sobre a morte, trazendo a verdadeira independência sobre a vida de todos não apenas de um país, mas de toda a humanidade.

"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15:55-57)

Mas para viver essa liberdade conquistada por Cristo na Cruz. É preciso adotar algumas mudanças em nossas vidas.

Que tipo de mudanças Cristo exige para que possamos andar em liberdade de Vida?

  • · Compromisso com a sua Palavra (v.31): permanecer em Cristo significa andar continuamente em obediência a sua Palavra. Em todo o seu ministério Jesus confrontou as pessoas a ter um estilo de vida que reflita os valores do Reino de Deus. No sermão das Bem-Aventuranças em Mateus cap.5, Jesus mostra os verdadeiros valores do Reino. 
  1. 1.     Alegria nas tribulações: Mateus 5.10-12;
  2. 2.     Exemplo de vida para os outros: Mateus 5.13-16;
  3. 3.     Compromisso com a Palavra: Mateus 5.17-20;
  4. 4.     O poder das intenções: Mateus 5.21-26;
  5. 5.     Pureza Sexual: Mateus 5.27-32;
  6. 6.     Fidelidade e honra: Mateus 5.33-37;
  7. 7.     Perdão e Amor incondicionais: Mateus 5.38-37.
A proposta de Jesus é muito simples e prática: permaneça na minha Palavra e seja verdadeiramente meu seguidor. 
  • ·  Compromisso com a Verdade que liberta (v.32-34): Jesus declarou em João 14.6 que ele é a Verdade. Estar em Cristo significa caminhar na verdade da Palavra de Deus para poder desfrutar da verdadeira liberdade que ela nos proporciona. Muitas pessoas vivem presas, não em prisões de grades e paredes, mas presas pelo pecado que as domina e as leva a cometer e fazer coisas que só fazem destruir a vida delas. Existem muitos que vivem na escravidão das drogas e dos vícios que aos poucos dominam suas vidas. O cárcere do medo, da depressão, da ansiedade, do estresse, do ciúme, da dependência psicológica das drogas têm atingido milhões de pessoas. Nunca as pessoas foram tão livres por fora e nunca tão prisioneiros no mais intimo de seu ser.
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” (João 8:34)

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16)

Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.” (2 Pedro 2:19)
  • ·   Aceitar a verdadeira Liberdade que está em Cristo (v. 36): não pense que somos livres porque vivemos em uma sociedade democrática e você pode expressar suas ideias e princípios. A verdadeira liberdade só pode ser conquistada através de Jesus Cristo. Lembre-se – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10). Ter uma vida abundante, não significa ter apenas ter a vida eterna, mas também desfrutar de uma vida alegre enquanto aqui estivermos vivendo nesta terra. Você pode sofrer todo tipo de circunstâncias ruins na sua vida, mas ninguém pode lhe roubar a maior de todas as alegrias, a de saber que Deus está do seu lado em todas elas.
A humanidade sempre procurou a liberdade. A liberdade está no centro das aspirações humanas. Mas apesar da liberdade ser vital para a humanidade, ela sempre foi vítima de algum tipo de prisão. As cadeias, a escravidão, o autoritarismo político, a exploração sexual, a limitação dos direitos fundamentais, a dificuldade de lidar com os próprios sentimentos, a ansiedade, a angústia, as fobias (medos) e outros transtornos físicos ou psicológicos. Qual é a maior prisão do mundo? Aquela que te aprisiona por dentro ou por fora? Sem sombra de dúvida é aquela que aprisiona a alma. Você pode perder dinheiro, fama, emprego, romper um relacionamento e ainda assim preservar a sua capacidade para lutar e recomeçar. Todavia, se perder a liberdade de sua alma, o mundo se tornará pequeno demais, pois você estará algemado pelo sentimento de vergonha, de culpa, de incapacidade.
Um grito de liberdade – “Está consumado” – Jesus veio para que você pudesse viver uma vida de abundância aqui, agora e eternamente. O que você está esperando para desfrutar da liberdade que ele quer lhe dar?

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8:1-2)


 Deus abençoe sua vida e tenha um excelente dia!


Um comentário:

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.