segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Quando a fé vence o medo - Marcos 5.21-43

Todos nós passamos por situações difíceis em nossas vidas, momentos que às vezes nos levam ao desespero, momentos em que já esgotamos todas as nossas forças, momentos em que os nossos recursos acabaram. Em circunstâncias assim o medo começa a tomar conta de nossas mentes, e o desânimo parece bater a nossa porta. Buscamos respostas e não encontramos; alguém que possa nos ajudar e não achamos.

Então, começamos a nos perguntar: "Será que alguém se importa comigo, será que alguém pode me ajudar?"

Vejamos a história a seguir:  - "Você acha que ele pode? Você acha que ele se importa? Você acha que ele virá?"
Essas perguntas surgem no coração de uma mãe aflita. O medo molda suas palavras e obscurece seu rosto. O marido dessa mulher pára à porta da casa e olha para os olhos cansados e amedrontados de sua esposa e, a seguir, por cima dos ombros dela, olha a figura da filha doente deitada na cama. A garota treme de febre. A mãe treme de medo. O pai, em desespero, encolhe os ombros e responde: "-Eu não sei o que ele vai fazer, mas não sei mais o que eu posso fazer." As pessoas no lado de fora da casa abrem espaço para o pai passar. No meio do caminho alguém lhe oferece consolo: "- Deus o abençoe, Jairo!" Mas ele não pára. Ele escuta apenas as perguntas de sua esposa a retinir em sua cabeça. "- Será que ele pode? Você acha que ele se importa? Você acha que ele virá?" Jairo anda rapidamente pelo caminho, o nº de pessoas que o seguem aumenta a cada passo. Eles sabem aonde Jairo vai, quem ele procura. Ele vai atrás de Jesus. Quando ele se aproxima da beira da praia, ele avista o Mestre, rodeado por uma multidão. Um cidadão se adianta para abrir uma trilha, anunciando que o chefe da sinagoga estava chegando. A multidão se aquieta e começa a se afastar, abrindo caminho para que Jairo passasse. Ele não perde tempo.

"E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava." (Marcos 5:21-24).

A boa vontade de Jesus deixa Jairo com os olhos cheio de lágrimas. Finalmente um raio de luz  começa a surgir. Jairo procura se apressar para levar Jesus a sua casa. as palavras começam a ressoar em sua mente:
  • Sim, Jesus pode ajudar; 
  • Sim Jesus se importa;
  • Sim, Jesus vem.
  1. Jesus está sempre pronto a socorrer a todos os que o buscam (v.24):

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Salmos 51:17).

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40:1).

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10:13).

As pessoas saem da frente e se juntam a eles. Servos se adiantam para avisar a mulher de Jairo. Mas, da mesma forma como Jesus se prontificou a ir, ele pára. Jairo sem se dar conta, dá mais alguns passos até perceber que estava andando sozinho. As pessoas pararam quando Jesus parou. E todo mundo tenta entender a pergunta de Jesus: "- Quem tocou nas minhas vestes?" As pessoas se viram umas para as outras; os discípulos respondem: "- Vês que a multidão te aperta, e dizes: quem me tocou?" Jairo não consegue ver quem era a pessoa, mas para ele o que mais importa era ver sua filha. Segundos preciosos estavam passando. Alguns instantes atrás ele liderava o desfile da esperança, agora ele olha em direção a sua casa e para Jesus, e se pergunta:
  • Será que ele pode?
  • Será que ele se importa?
  • Será que ele virá?
              2. A misericórdia do Senhor é estendida a todos os que se achegam a Ele (v. 28,29): nós conhecemos as perguntas de Jairo, porque já sentimos do mesmo modo. A cidade dele é nosso hospital, nosso tribunal, nossa estrada solitária. A filha a beira da morte é nosso casamento, nosso emprego, um filho envolvido com drogas ou alguém querido prestes a morrer. Jairo não é o último a pedir um milagre para Jesus. Nós já fizemos o mesmo. Nós já nos jogamos aos pés de Jesus e imploramos por um milagre. Ele responde com esperança, sua resposta traz luz. Mas Jesus, no meio do caminho pára o milagre. Então, nos sentimos como um item nos afazeres de Deus e perguntamos -nos se Jesus pode, se ele se importa, se ele vem.
Jairo sente um toque em seu ombro, e quando se vira vê a face pálida de seu servo, que lhe diz: "- Sua filha está morta. Por que incomodas o Mestre?"
A coisa mais difícil que podemos fazer é ser portador de mas notícias. Cada anúncio tem o silêncio como resposta. Pode logo ser seguido de gritos, desmaios, mas a primeira reposta é o silêncio. Ninguém sabe o que dizer quando recebe a notícia da morte de alguém querido.
Mas Jesus interrompe o silêncio de Jairo: "- Não tema; crê somente."
Crer? Em quê? Como? Em quem? Minha filha esta morta. Milha mulher deve estar histérica. Bem, e você Jesus, se tivesse vindo quando o chamei, se não tivesse parado no meio do caminho. Porque voê deixou minha filha morrer? (veja o exemplo da Lázaro). Jairo não tinha como saber a resposta. mas nós temos. Por que Jesus deixou a menina morrer? para que nós pudéssemos ouvir a resposta de Jesus a tragédia humana: "Não temas. crê somente."

                    3. A nossa confiança deve ser plena no Senhor (v. 36):

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6).

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4).

Creia que ele pode, creia que que se importa, creia que ele virá.

Neste momento, Jesus assume o controle da situação. Ele comanda a grande marcha da esperança. (v. 37-40). Será que Jesus pode? Será que Jesus se importa? Será que Jesus vem? A história nos revela a resposta, é sútil, pode ter passado despercebida.

"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." (Marcos 5:36).

Jesus ouviu as palavras do servo. Ninguém precisou avisá-lo. Embora, ele tivesse parado no meio do caminho, Jesus estava ouvindo o tempo todo, ele se importou o suficiente para falar ao medo de Jairo. Jesus poderia ter feito um pronunciamento no meio do caminho, uma declaração de longe já teria curado a menina. mas ele queria mostrar que ele pode, que ele se importa, que ele vem - JESUS VEM:
  • Aqueles que buscam sentido para suas vidas;
  • Á mãe que reluta por ver o filho envolvido nas drogas;
  • Ao jovem que se sente desamparado por sua família;
  • Aqueles que vivem na escravidão do medo e da depressão;
  • Ao pai ao mãe desesperado por uma porta de emprego;
  • Aqueles que se encontram em um leito de Hospital;
Ele vem para todos. Ele fala para todos. Ele ainda insiste:

NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.

Acredite que ele pode, acredite que ele se importa, acredite que ele virá. E como nós precisamos acreditar. O medo rouba tanta paz em nossos dias. Mas lembre-se disto: você nunca irá onde não Deus está. A presença do medo não quer dizer que você não tenha fé. O medo está em todos nós. Mas faça dele um visitante e não um habitante. Acredite que ele pode, que ele se importa, que ele virá.

Tenha um excelente dia, Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.