quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O preparo de um profeta - 1 Reis 17.1-7



Cada vez que me deparo com os noticiários as únicas notícias que se veem são morte, desastres, tragédias, corrupção e falta de amor das pessoas. Não é de estranhar que ao olhar para a Bíblia, ela já nos alerta sobre a atual situação que estamos vivendo.

Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,” (Mateus 24:10-12).

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.” (Romanos 1:25-27).

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. (1 Timóteo 4:1).

Durante um período da história de Israel, o povo de Deus também o há via abandonado para viver a seu bel prazer. Inspirado por governantes que se afastaram da adoração ao único Deus, eles se entregaram a cultuar deuses falsos e adotar práticas condenáveis e abomináveis aos olhos do Senhor. Por isso, Deus em sua infinita misericórdia levanta um profeta para despertar a nação e trazer o juízo sobre todos aqueles que o abandonaram.
Elias foi um homem que fora chamado por Deus para enfrentar enormes desafios de confiança e fidelidade a seu Deus, e como tal, deveria receber um preparo suficiente para demonstrar o “tamanho” de seu Senhor. Deus usou Elias de maneira a desenvolver a sua fé e prepará-lo para os futuros desafios de seu ministério.
Elias experimenta a presença , a proteção e a provisão de Deus (v. 1-7): o seu nome significa “O Senhor é Deus”. Para fazer jus ao nome que recebera Deus mostra a Elias que mesmo diante das piores adversidades, Ele estaria sobre a vista daquele que é soberano e está no controle de todas as coisas.
  • A presença de Deus (v.1): é certo que por várias vezes Deus usou das forças da natureza para punir e provar seu povo. Elias era um homem que tinha intimidade com Deus –Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. (1 Reis 17:1).  A presença do Senhor na vida daqueles que o servem é essencial para a realização da obra de Deus.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5).

  • A proteção de Deus (v.2,3): após o seu confronto com o rei Acabe, Deus envia Elias ao deserto para prepará-lo para o desafio que estava por vir, e protegê-lo daqueles que poderiam lhe fazer mal. O deserto é o lugar em que Deus manifesta sua presença na vida de seus servos. Vejamos alguns exemplos: Moisés, Jacó, Paulo, José, Davi e muitos outros.

Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. (Oséias 2:14).

  • A provisão de Deus (v.4-7): em meio a falta de recursos necessários para a sobrevivência, Deus ensina a Elias que Ele é o Jeová-Jiréh (Gênesis 22.14). Devemos sempre confiar na provisão de Deus para o nosso sustento diário: O pão nosso de cada dia nos dá hoje; (Mateus 6:11). Jesus nos ensina que devemos depositar nossa fé na provisão de Deus em toda e qualquer circunstâncias.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:33-34).

Elias estava prestes a enfrentar os maiores desafios de sua vida. Diante de uma nação totalmente corrompida pelo mal e assolada pelo juízo de Deus, Elias tinha o propósito de permanecer firme diante das circunstâncias, tendo a plena certeza de que Deus estava no controle da situação. E, como tal ele iria experimentar a presença real de Deus na sua vida, protegendo-o e provendo as suas necessidades. Num período de decadência espiritual que estamos vivendo, que possamos confiar em Deus que tudo pode.
O sincretismo religioso de hoje, a confusão religiosa, a situação moral de nosso país, a corrupção, a violência, drogas e sexo, entre tantas outras coisas que temos vistos e ouvido nos noticiários nos leva a perguntar – Onde estão os Elias de Deus; homens e mulheres prontos a denunciar o mal que assola nosso país? Não se deixe calar, continue a proclamar a mensagem da salvação, o evangelho das boas-novas, confiantes na proteção, provisão e cuidado de Deus sobre a sua vidas.

Deus abençoe, tenha um excelente dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.