quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Colocado à prova - assumindo o compromisso com Deus - Gênesis 22.1-14



Há momentos em nossas vidas em que somos colocados à prova. Passamos por situações difíceis das quais pensamos até mesmo em desistir. Contudo, este é o momento em que Deus está nos moldando segundo o seu caráter, segundo a sua vontade. Este é o momento em que Ele exige de nós uma vida de compromisso. Mas o que uma vida de compromisso com Deus exige de nós?

Uma vida de compromisso com Deus exige:

  • Atitude de fé - "E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi." (Gênesis 22:1-2) - quando Deus fala, você precisa ter fé para apresentar uma resposta. Assumir uma atitude de fé é assumir um:


  1. novo modo de vida: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17);
  2. nova forma de pensar: "Nós, porém, temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:16b); "Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas." (Colossenses 3:2);
  3. nova forma de agir: "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo"." (1 Pedro 1:15-16).


É preciso adotar novas maneiras de agir em determinadas áreas de nossa vida evitando coisas que possam nos desviar do caminho da verdade: cuidado no uso da internet, pornografias, piadas obscenas, falatório inútil, maledicência, más companhias entre outras coisas.
Assumir o compromisso de fé com o Senhor é deixar que Ele conduza a sua vida ao invés de sermos centrados em nós mesmos. 

O que você sabe que Deus quer que você faça, mas não está fazendo?

Quando você se encontra com Deus, isso produz uma crise em sua maneira de crer e viver. Essa crise requer de você apenas uma coisa: Fé.

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6).

  • Uma vida de entrega - "Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho." (Gênesis 22: 3,9-10).


O que te impede de assumir um verdadeiro compromisso com Deus?

  1. Amizades - "Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". (1 Coríntios 15:33);
  2. Namoros - "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14);
  3. Trabalho - "Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens"." (Lucas 12:15).

Colocar-se nas mãos do Senhor e deixar que Ele conduza a sua vida é viver em obediência a sua Palavra. É confiar nas promessas que o Senhor nos tem dado. Se queremos ter uma vida de intimidade com o Senhor é preciso deixar que Ele cuide de nós.

  • Que tenhamos atitudes concretas de obediência a sua Palavra - "Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele. Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. " Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho." (Gênesis 22:9-13).

A verdadeira fé requer ação de nossa parte. Quantas vezes você já quis mudar de hábitos, mas parou no meio do caminho? Quantas vezes você já consagrou sua vida ao Senhor, mas não perseverou até o fim? A fé genuína requer uma ação concreta de nossa parte:

  • Abraão estava disposto a sacrificar o seu próprio filho;
  • Moisés se dispôs a sofrer com o povo de Israel a ser chamado filho da filha de faraó;
  • Josué assumiu a liderança do povo na conquista de Canaã;
  • Gideão derrotou o exército midianita com 300 homens.

Que atitudes você precisa tomar para assumir um compromisso com o Senhor?
Que hábitos precisa abandonar para se consagrar mais ao Senhor?
O que você tem feito para que haja mudanças em sua vida?

Em toda a sua Palavra, Deus exige de nós uma vida de compromisso com Ele. Se queremos servir ao Senhor de todo coração, devemos estar dispostos a mudar, a assumir uma vida de entrega no altar do Senhor.

Deus abençoes e tenha um excelente dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.