sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A excelência do ministério cristão - 1 Crônicas 29.1-22



O objetivo de todo ser humano é melhorar sempre. As pessoas querem coisas diferentes: uma arrumação na casa, um novo carro, um novo emprego, um novo visual, etc. Mas, em última análise a busca é uma só: melhorar. No mundo inteiro, bilhões de pessoas e nenhum registro até agora de alguém que diga: "Sou bom demais, por isso estou precisando dar uma pioradinha." Hoje, mais do que nunca as exigências têm aumentado a cada dia mais. As empresas exigem funcionários que executem o trabalho com excelência, nós exigimos excelência das pessoas que nos prestam serviços e até mesmo no âmbito familiar isso tem ocorrido. Talvez você pergunte: "Mas o que a mudança tem a ver com excelência do ministério cristão?" Eis a resposta:

Toda busca por excelência começa com uma mudança de vida, pois somente o caminho da melhoria continua pode nos levar a excelência de vida.

O que você precisa mudar para oferecer o seu melhor para Deus?

  • Dê o melhor que você pode fazer para Deus - "E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria." (1 Crônicas 29:9). o espírito voluntário é característica das pessoas solícitas, aquelas que sempre fazem mais do que lhes é pedido ou exigido delas na vida familiar, social e profissional. Assim como Davi devemos buscar a excelência, ou seja, qualidade total naquilo que oferecemos para Deus.

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens," (Colossenses 3:23).

  • Contribua de coração aberto para Deus - "Então os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem, e os oficiais encarregados do trabalho do rei ofertaram espontaneamente." (1 Crônicas 29:6). você precisa estar apto a ver e a ouvir as coisas de uma forma diferente daqueles que nada fazem ou contribuem. O maior benefício que você recebe ao contribuir é poder ver os resultados de seu trabalho voluntário:
  1. Alegria (v.9): um dos melhores frutos que se pode colher na seara do Senhor é poder ver a felicidade na vida das pessoas da qual Deus nos usou como instrumentos de seu trabalho:
  2. Gratidão (v. 10-19): a maior razão pela qual devemos executar o ministério com excelência para Deus é que seu nome é exaltado e glorificado diante das pessoas.
  • A excelência no ministério desperta outros a se envolverem com o trabalho - "Então Davi disse a toda a assembléia: "Louvem o Senhor, o seu Deus". E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei. No dia seguinte fizeram sacrifícios ao Senhor e lhe apresentaram holocaustos: mil novilhos, mil carneiros e mil cordeiros, acompanhados de ofertas derramadas, e muitos outros sacrifícios, em favor de todo o Israel." (1 Crônicas 29:20-21). As pessoas querem e buscam se envolver em projetos de qualidade que tragam benefícios para a comunidade. Despertar o interesse delas depende da motivação daqueles que o fazem.

Como vimos a busca pela excelência começa com uma mudança de atitude e pensamento. Se cada um de nós assumirmos a responsabilidade da tarefa que nos foi concedida, logo teremos uma igreja forte, relevante e importante para o nosso bairro, cidade, país. No mundo em que vivemos precisamos buscar sempre progredir e fazer o nosso melhor para Deus, pois só assim conseguiremos que o nosso sonho se torne realidade e nossa igreja cresça na adoração, no discipulado, em missões e no ministério. Para Deus não basta ser bom é necessário ser EXCELENTE.

Deus abençoe sua vida e tenha um excelente dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.