sábado, 21 de setembro de 2013

O poder da fé em ação - Hebreus 11.1

"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." (Mateus 17:20).

"E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria." (Lucas 17:6).

O que é fé? O texto de hebreus cap. 11.1 nos dá um parâmetro para responder a esta pergunta, no entanto, ainda continuamos a nos questionar sobre o seu verdadeiro significado.
Ao olhar para o texto de Mateus e Lucas eles criam em nós uma sensação de fraqueza, de incertezas. A nossa mente racionaliza tentando encontrar uma explicação para tal feito. A Bíblia, em princípio, sempre desperta dúvida e incredulidade, nos levando a constatar que não entendemos como ela se aplica à nossa vida.
Em primeiro lugar, devemos entender que o texto não fala de uma grande fé, mas de um grande feito, um ato grandioso - um ATO DE FÉ. Porque Jesus considera justamente esse pequeno grão de mostarda (que mede cerca de 0,95 a 1,1mm) como exemplo para uma fé pela qual podem acontecer grandes coisas? Porque esta pequena semente que quase não se vê a olho nu, em um espaço de um ano se transforma numa pequena árvore de 2,5 a 3 metros. Todos nos defrontamos com situações, perguntas e problemas que se avolumam como montes. É nestes momentos que devemos exercitar a nossa pequena fé para realizar grandes feitos.

"...A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5:16b).

Assim como a pequena semente de mostarda, a nossa fé precisa ser plantada e cultivada, pois só assim ela criará fortes raízes para suportar as intemperes da vida.

"Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." (Hebreus 5:13-14).

Em nossa vida como cristãos precisamos simplesmente usar a fé pela qual somo salvos.

"Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha." (Salmos 18:29).

"Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos." (Salmos 60:12).

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4).

Essa fé não se apóia naquilo que sentimos ou percebemos, mas naquilo que sabemos, ou seja, Jesus venceu o mundo, e como filhos de Deus com ele venceremos.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Veja também Romanos 8. 31 à 37.

Essa fé é a que remove montanhas. Não se trata de fazer grandes coisas, mas simplesmente de confiar naquilo que nos é oferecido por Cristo. Ao olhar para o grão de mostarda parece que ele não tem nada a oferecer. Talvez você sinta-se fraco e com o coração cheio de dúvidas. Você sente que diante de sua alma se levanta montanhas de angústias e sofrimento. Mas, agora preste ATENÇÃO. Apesar de todos os montes de dificuldades que existam na sua frente, você ainda tem uma pequena semente dentro de si. Tudo isso pode ser lançado no mar se você aplicar sua pequena fé, embora ela seja como um grão de mostarda. Desta forma, Deus poderá lhe renovar suas forças e fazer transbordar sua vida como nunca antes aconteceu.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30).

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:28-31).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.