terça-feira, 31 de março de 2020

A importância da oração na vida cristã - Hebreus 4.14-16

Para caminhar com Deus é necessário fazer uso dos recursos que Ele nos dá para viver uma vida abundante na sua Presença (2Pe 1.3-4). Para isso é preciso ter plena confiança de que a Palavra de Deus é suficiente, pois é nela que encontramos a revelação de sua vontade para conduzir nossa vida (Sl 119.105).
A Palavra provê esperança e direção para mudanças em nossos pensamentos, palavras e ações e nos habilita a lidar com as provações e tentações de cada dia (2Tm 3.16-17). Além do mais, temos a unção do Espírito que nos capacita a fazer uso dos recursos proporcionados por Deus - um destes recursos é a oração, o meio pelo qual Ele no ensina a desenvolver nossa total dependência dEle (Fp 4.6). Falar com Deus é um dádiva, é expressar nossos anseios e temores reconhecendo a grandeza do Senhor e clamar por sua misericórdia.
Uma vida de oração é a resposta de um coração desejoso da Presença de Deus, de ser revestido da Santidade do Senhor e da força do seu Espírito. Contudo, precisamos  buscá-lo não somente pelo que Ele pode fazer por nós, mas pelo que Ele representa, pelo que Ele é: Deus Santo, Justo e Misericordioso que não toma o culpado por inocente, mas julga segundo a obra de cada um (Sl 18.2).
Na oração nos aproximamos de Deus e reconhecemos nossas limitações e fraquezas. No entanto, essa aproximação só foi possível porque a sua ira foi aplacada pelo sangue do Cordeiro Santo: Jesus Cristo. Nos aproximamos de Deus por causa do sacrifício de Jesus, ele morreu para que pudéssemos ter a resposta (Hb 9.11-15).
A oração é uma ferramenta de auto confrontação que nos leva a humilhar-se na presença do Senhor. Oramos não porque Deus precisa ouvir a nossa voz, mas porque precisamos ouvir a voz de Deus (Sl 4.1; 5.1-3).
E só podemos fazer isso porque hoje temos diante de Deus um Sumo-Sacerdote que penetrou os céus e pode compadecer-se das nossas fraquezas, por isso aproxime-se com confiança junto ao trono da graça, a fim de receber misericórdia em ocasião oportuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.