sábado, 28 de março de 2020

Fé para os dias de medo - Marcos 5.21-43

Se existe algo que atrapalha a vida das pessoas é o medo. O medo atormenta, tira a paz, impede o crescimento e é um grande obstáculo para o exercício da fé.
Diante das incertezas que as notícias nos trazem: países em quarentena, o aumento dos casos de coronavírus, as muitas mortes anunciadas pelos jornais, crise política e recessão econômica, há muitos corações conturbados e mentes inquietas em busca de um sinal de esperança.
Existem muitos medos com os quais precisamos lidar - é preciso coragem para poder enfrentá-los. Quero que você entenda que a coragem não é ausência de medo, mas a certeza de agir e confiar no cuidado e na ação divina. O texto da nossa reflexão de hoje nos fala de um homem, cujo nome era Jairo, que estava com medo de perder a sua filha e ter de lidar com a tristeza da esposa e com a solidão que ela iria deixar. No entanto, ele foi em busca de uma resposta, de alguém que ele havia ouvido falar e que poderia  ajudá-lo. Talvez muitos estejam se perguntando: Será que Deus se importa? Será que Ele pode nos ajudar?
Deixo para você a mesma resposta que Jesus deu a Jairo: "Não tenha medo, creia somente."
Creia que Ele pode, que Ele tem o poder para ajudar. Até este momento era Jesus que ia com Jairo, a partir daqui é Jairo que vai com Jesus. Ele assume o controle.
A presença do medo não quer dizer que você não tenha fé, mas apenas que precisa de uma força maior, de alguém que venha e assuma o controle da situação. Não faça do medo um habitante na sua vida, mas um visitante que logo vai embora.
Neste dia, permita que Deus através do seu Espírito encha o seu coração de coragem e fé. Acredite, sim Ele se importa, sim Ele pode nos ajudar.
Diante de tantas incertezas, uma coisa é certa: Deus é quem está no controle e quem dirige as nossas vidas. O seu amor é que preenche o nosso coração e nos aperfeiçoa na busca pela sua glória e sua vontade.

"À medida que permanecemos em Deus, nosso amor se torna mais perfeito. Assim, teremos confiança no dia do julgamento, pois vivemos como Jesus viveu neste mundo. Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor." (1João 4.17-18)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.