quinta-feira, 30 de abril de 2020

A segurança de quem confia em Deus (Salmo 27)


Estamos vivendo dias calamitosos – tudo o que vemos e ouvimos só fazem aumentar ainda mais a insegurança e o medo do que o futuro nos reserva. Além do problema da Pandemia que tem ceifado vidas, há o conflito político e econômico que afeta as nossas vidas. Desta forma, estamos em busca de esperança, de algo que possa ser como uma luz no fim do túnel. São em momentos assim que a fé se faz necessária – a confiança em algo ou alguém que possa servir de apoio para nos dar segurança e esperança em meio ao caos, em meio às incertezas da vida. O salmo no qual vamos meditar traz esta mensagem de segurança e esperança para nossas vidas, ainda mais, ele traz a certeza de onde, ou melhor, em quem devemos depositar a nossa fé.
O salmo 27 é excelente para melhor compreendermos a natureza da fé daquele que confia em Deus. Temos neste Salmo duas formas de exercer a fé: a primeira é a inquestionável confiança no Senhor e no seu cuidado, provisão e proteção, mesmo diante de inimigos que nos ameaçam de morte. A segunda é a fé militante, ou seja, a atitude daquele que confia e depende do Senhor. Isto pode ser visto na maneira como o salmista expressa sua confiança em Deus e declara essa confiança diretamente ao Senhor.
Qual é, portanto, a mensagem que este salmo nos traz?
  •    A fé genuína é a declaração da plena segurança de um coração que confia em Deus e alimenta sua esperança no agir do Senhor (v.1-3): Davi, o autor deste salmo, é um homem de fé genuína, ele expressa isso logo no início do salmo (v.1). Sua fé é confiante, pois o objeto dela é o próprio Deus que traz luz e ilumina as trevas da ignorância e do desespero causado por situações de conflito e adversidades. Seu relacionamento com o Senhor o faz declarar de onde vem à salvação e em quem estava sua segurança – o Senhor é a minha Fortaleza. Por causa disso, ele não teme os inimigos que procuram destruí-lo, mesmo que seja como um exército que vem contra ele. Aqui aprendemos que aquele que confia em Deus tem segurança e não teme o mal e a calamidade, pois sua fé está no Senhor, e no Senhor, ele está completamente seguro.
  •      A fé genuína é a expressão de um coração que deseja estar na Presença do Senhor (v.4.-6): sua prioridade maior era desfrutar da companhia dAquele que lhe dava segurança para enfrentar as adversidades e coragem para superar o medo. Ele queria contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo (v.4). Quanto tempo você passa vendo notícias dos jornais na televisão ou nas redes sociais? E quanto tempo você passa com a Palavra de Deus alimentando sua mente com tudo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, de virtude conforme nos orienta a Palavra em Fp 4.8? Davi tinha fome e sede de Deus. O que acontece com aquele que busca estar na constante Presença do Senhor? Ele não teme a adversidade, o dia da calamidade, ele está seguro, guardado pelo Senhor e firme como uma rocha elevada (v.5). Com isto, ele tem motivos para louvar e engrandecer o Nome de Deus que o faz prevalecer sobre seus inimigos (v.6).
  •    Na Presença do Senhor, ele reconhece sua necessidade de Deus (V.7-10): Davi reconhece sua necessidade de Deus e clama pelo sua compaixão e pelo seu auxílio – ele luta com Deus em oração suplicando seu perdão e sua salvação (v.7). Ele sente em seu coração a necessidade da Presença constante de Deus (v.8). Ele sabe que Deus nunca o abandonará e jamais o deixará desamparado (v.10). Como você esta se sentido nestes dias de quarentena, impossibilitados de ir à igreja, de estar com amigos e família?
  •    Há uma busca pelo caminho de Deus e confiança que o faz esperar em Deus (v.11-14): a conclusão a que Davi chega é que a sua fé precisa estar fortalecida no Senhor, seguindo a orientação da sua Palavra (v. 11). Davi estava em desespero ao olhar para os seus inimigos (v.12), mas sua fé genuína alimenta sua esperança em Deus que intervém sobre a vida daqueles que o buscam e o temem. Ao contemplar o Senhor seu coração pode descansar em Deus e no seu agir (v.13-14). Onde está sua segurança? Qual tem sido seu maior medo? Em quem você tem depositado a sua esperança?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.